Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Inaugurado centro de hemodiálise do Namibe

Inaugurado centro de hemodiálise do Namibe
Inaugurado centro de hemodiálise do Namibe Imagens: Rede Girassol

Celestina Zola

Publicado às 13h34 09/10/2025 - Actualizado às 13h34 09/10/2025

Luanda - Cerca de 47 pacientes no Namibe com insuficiência renal, que buscavam tratamento na Huíla e Benguela, deixarão de se deslocar a estas províncias, após a inauguração hoje, quinta-feira, do centro de hemodiálise do hospital Ngola Kimbanda.

Fernando Jamba, um dos primeiros pacientes a receber tratamento nesta unidade hospitalar, que se deslocava três vezes durante a semana para a província da Huíla, disse à Rede Girassol, que o centro "vai facilitar a vida porque tinha de viajar para o Lubango em busca de tratamento e regressar ao fim do dia".

"Eu saía de casa às 5:00 da manhã e voltava às 20:00. Além de ser cansativo era também muito tempo perdido na estrada", referiu.

O centro de hemodiálise do Namibe, com uma capacidade de atendimento diário de 114 pacientes em três turnos, está equipado com tecnologia de ponta, de acordo com a Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que fez o corte da fita.

"Esta unidade vem responder ao crescente número de pacientes com insuficiência renal e crónica que a província tem registado nos últimos dias", sublinhou.

PUBLICIDADE