Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Fundação brasileira apoia programa de formação de profissionais da Saúde

Fundação brasileira vai apoiar formação de profissionais da saúde
Fundação brasileira vai apoiar formação de profissionais da saúde Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h58 11/10/2025 - Actualizado às 12h58 11/10/2025

Luanda - A fundação brasileira Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai apoiar o plano de formação de 38.000 profissionais de Saúde angolanos.

 A informação foi divulgada após uma reunião de concertação entre a referida fundação e a Unidade de Implementação do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde (UIP-PFRHS), afecto ao Ministério da Saúde, refere uma nota, enviada ao JA Online.

Durante o encontro, foi definido que 80% das acções formativas decorrerão em Angola, assegurando a descentralização e o acesso em todas as províncias do país, enquanto os restantes 20% ocorrerão no exterior, com destaque para o Brasil, no âmbito da cooperação com a Fiocruz.

A referida fundação informou que está preparada para realizar formações em turmas de até 30 profissionais, tanto em regime presencial como em apoio à formação local, garantindo qualidade e proximidade no processo formativo.

Destacou, ainda, o interesse estratégico desta parceria, não só pela longa história de cooperação com o Ministério da Saúde de Angola, mas também pela oportunidade de apoiar um projecto de formação de recursos humanos financiado pelo Banco Mundial.

Até ao momento, o Plano de Formação de Recursos Humanos em Saúde que já beneficia 11.075 profissionais, dos quais 57% são mulheres, um reflexo do compromisso com a equidade de género e com o fortalecimento da capacidade técnica nacional.


PUBLICIDADE