Presidente da República destaca impacto transformador do Kwenda nas comunidades


Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, revelou, esta quarta-feira, em Luanda, que estão cadastradas no programa de transferência social monetária Kwenda um milhão 719 mil 860 famílias, em todo o país.
Ao apresentar a sua Mensagem sobre o Estado da Nação, na abertura do quarto ano parlamentar da quinta legislatura, referiu que 70 por cento das famílias cadastradas no programa Kwenda, que já entrou na sua segunda fase, já beneficiam do apoio monetário.
Adiantou que 54 mil 129 famílias estão envolvidas em acções de inclusão produtiva, reconhecendo que o programa Kwenda tem tido um impacto transformador nas comunidades, o que demonstra que investir na protecção social é o caminho certo para a inclusão e justiça social.
“As famílias estão a aumentar os seus rendimentos e a sua qualidade de vida, as comunidades têm reforçado, de forma crescente, a autonomia em produtos agrícolas e proteína animal para consumo, mas também para colocar no mercado, como resultado das experiências positivas das caixas comunitárias, que têm sido um bom exemplo de economia solidária nas nossas aldeias”, enfatizou o Presidente da República.
Na ocasião, disse que o seu Executivo iniciativas, como o Prémio Nacional Mulher de Mérito, que valorizam a capacidade das mulheres, sublinhando que se vai continuar a combater com firmeza a violência doméstica e a fazer com cada lar em Angola seja um local de paz, concórdia e contribuição positiva para o desenvolvimento do país.