VIH/SIDA
Mais de trezentas mil pessoas vivem com o vírus do VIH/SIDA no país

02/10/2025 12h28
Luanda - Mais de trezentas mil pessoas vivem com o vírus do sida no país, segundo o relatório global da ONUSIDA.
A informação foi avançada quarta-feira, à rede girassol, pela chefe de departamento de vigilância epidemiológica do Instituto Nacional de Luta contra o Sida, Maria do Rosário Marques, durante o II Congresso Internacional de Resposta ao VIH em Angola, que decorre em Luanda.
A responsável destacou que deste número 240 são mulheres e 40 mil são crianças. “somente 51% desse total estão em tratamento antiviral, sendo que somente 24% dos menores estão em tratamento".
Acrescentou que factores socioeconómicos e culturais podem estar na base destes indicadores.
A chefe de departamento de vigilância epidemiológica do INLS sublinhou que a prevalência nacional do HIV é de 1,6% em todo o país, na população adulta dos 15 aos 49 anos.
"As províncias com maior prevalência são aquelas que fazem fronteira com países com altas taxas de prevalência, ou seja, mais de 10%, mormente o Moxico, Cuando, Cubango, e Lundas Norte e Sul.
"A província com maior prevalência é a Lunda-sul, ao contrário do índice passado que indicava a do Cunene", frisou.
Para Maria do Rosário Marques, a medida de controlo da transmissão preocupa o instituto. “Não temos o indicador de alerta que nos diga se a transmissão está mais alta ou baixa, mas ainda assim temos de trabalhar na prevenção para termos a redução de novos casos” afirmou.