SAúDE
Ministra Sílvia Lutucuta reitera maior colaboração no combate à cólera

10/10/2025 10h27
Luanda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, reiterou, quarta-feira, na província do Uíge, que o combate à cólera exige uma abordagem sustentada e colaborativa, na sequência do aumento significativo de casos da doença registados, nas últimas semanas, naquela parcela do país.
Segundo o JA Online, a governante falava à imprensa, no âmbito de uma deslocação à província do Uíge, para reforçar a resposta coordenada e intersectorial ao surto.
"Esta missão tem um carácter multissectorial e reflecte a orientação do Executivo em proporcionar uma resposta abrangente, sustentada e alinhada com as realidades locais. A cólera não é apenas um problema de saúde pública, é também um reflexo de desafios ambientais, de saneamento e de acesso à água potável", sublinhou.
De acordo com a ministra, está em curso um trabalho com base em dados, mas também um forte envolvimento comunitário. "A população tem um papel determinante na interrupção da cadeia de transmissão da doença".
Sílvia Lutucuta destacou, ainda, que o trabalho conjunto com o Governo Provincial do Uíge tem sido essencial para garantir a eficácia das intervenções no terreno.
Entre as principais acções em curso, apontou a instalação de tanques de água tratada nas zonas de risco, a abertura de postos de hidratação oral para resposta rápida aos primeiros sintomas, o reforço da vigilância epidemiológica e das brigadas móveis e a mobilização das comissões de moradores e líderes comunitários para acções de sensibilização e educação sanitária.