CóLERA
Registados mais de 31 mil e 800 casos de cólera desde Janeiro

22/10/2025 12h10
Luanda - a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, revelou que foram registados no país 31 mil 887 casos de cólera, desde o início do surto, em Janeiro do corrente ano.
De acordo com Sílvia Lutucuta, que apresentou os dados à saída da nona sessão ordinária da Comissão para Política Social do Conselho de Ministros, de Janeiro até segunda-feira última, registaram-se 847 óbitos.
Presidiu a reunião da Comissão para Política Social do Conselhos de Ministros a ministra de Estado para Área Social, Maria do Rosário Bragança.
Sublinhou ter havido “um momento melhor”, nos meses de Julho e Agosto, quando o país registou “um número bastante reduzido de casos de cólera”.
Deu a conhecer existirem algumas províncias a requerem ainda atenção e a apresentarem preocupações, designadamente Lunda Norte, Malanje, Huíla, Cunene, Namibe e Ícolo e Bengo, esta última de forma ocasional.
Recordou que a comissão de combate à cólera continua a funcionar, e o seu relatório sobre a situação epidemiológica indica que, em Setembro último, registaram-se mil 593 casos, em nove das 21 províncias do país.
Os dados mostram um aumento do número de novos casos, em comparação com os meses anteriores, sendo as províncias com maior incidências as da Huíla, com 539, Lunda Norte, com 467, Cunene, com 273, e Uíge, com 267.
Quanto à mortalidade por cólera, durante o mês de Setembro, foram notificados 35 óbitos, em quatro províncias, destacando-se a Lunda Norte (22).
A taxa nacional de letalidade por cólera, em Setembro último, foi de 2,3 por cento, representando uma redução de 2,5 por cento, em relação a Agosto.