DESMINAGEM

Angola precisa de cerca de 240 milhões de dólares para desminagem do país

Desminagem em Angola - DR
Desminagem em AngolaImagem: DR

22/10/2025 12h23

Luanda – A directora adjunta para área técnica da Agência Nacional de Acção contra as Minas (ANAM), Isabel Massela, revelou, esta segunda-feira, serem necessários cerca de 240 milhões de dólares para a desminagem total de Angola.

Falando em Saurimo (Lunda Sul), na abertura do workshop técnico, co-organizado com a "Minds Advisor Group", adiantou que a ANAM controla mais de mil áreas suspeitas de minas em todo país, estando a ser envidados esforços para a sua limpeza.

Isabel Massela disse que as áreas encontram-se maioritariamente nas províncias do Cuando, Moxico, Cubango, Moxico Leste e Bié, consideradas as mais minadas do país.

Sublinhou que as províncias de Malanje, Huambo e Benguela, de acordo com os dados da ANAM, possuem uma contaminação reduzida.

Por seu lado, o delegado provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, António Upite, apontou a urgência na limpeza das zonas minadas do país, por constituir obstáculo ao desenvolvimento de Angola e a implementação de projectos sustentáveis.

No workshop técnico sobre desminagem mecânica e gestão e controlo de qualidade, com duração de onze dias, participam 46 especialistas das 21 províncias do país.

Entre os assuntos em abordagem, destaque para o processo de desminagem, tecnologia de informação, core de minas mecânicas, controlo de qualidade e gestão das organizações desminagem em Angola.

A Brigada de Desminagem das Forças Armadas Angolanas do Centro Nacional, e as organizações The Halo Trust, Ajuda Popular Noruega e AMAG são algumas das organizações que operam no processo em Angola.

Mais lidas


Últimas notícias