CLIMA

Angola reafirma compromisso com o futuro sustentável

Ana Paula de Carvalho, ministra do AmbienteImagem: Cedida

14/11/2025 08h11

Luanda - A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, reafirmou, terça-feira, no Estado do Pará (Brasil), o compromisso de Angola com o futuro sustentável, fundado na justiça social e na preservação do património natural.

A ministra, que falava na cerimónia de inauguração do Pavilhão de Angola na COP 30, que decorre de 10 a 21 deste mês na referida cidade, ressaltou que celebrar 50 anos de independência de Angola é renovar a determinação de proteger a terra, as florestas, os rios e o povo.

De acordo com uma nota do Ministério do Ambiente, a ministra sublinhou ainda a vulnerabilidade de Angola diante dos impactos das alterações climáticas como inundações, secas prolongadas e erosão do solo, especialmente nas regiões afectadas no Sul do país.

Ana Paula de Carvalho explicou que para combater esses desafios, o sector que dirige, através do Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas, promove a colecta de dados climáticos, para desenvolver um repositório regional que auxiliará na segurança alimentar e nutricional das comunidades.

Assistiram a inauguração do pavilhão de Angola na COP30 a ministra do Ambiente do Congo, Arlette Soudan Nonault, os secretários de Estado do Ambiente e Energia de Portugal, João Manuel Esteves, e para o Interior de Angola, Arnaldo Manuel Carlos, entre outras altas entidades. 

Esta inauguração, que aconteceu em simultâneo com as celebrações dos 50 anos de independência, foi marcada por momentos culturais em que estudantes angolanos no Brasil recitaram poemas do primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto.

Mais lidas


Últimas notícias