AGRADECIMENTOS
Angola agradece apoio dos parceiros na resposta às emergências sanitárias
19/11/2025 10h49
Luanda - Angola, agradeceu, terça-feira, o apoio técnico, financeiro e logístico da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), OMS, UNICEF, Banco Mundial, médicos Sem Fronteiras e de outros parceiros na resposta às emergências sanitárias no país.
O agradecimento foi expresso pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, em Luanda, durante a recepção da directora executiva da GAVI, que efectua uma visita de trabalho a Angola, no quadro do reforço da cooperação.
A ministra destacou, numa nota de imprensa, citada pelo JA Online, o forte compromisso do Presidente da República, João Lourenço, com os cuidados primários de saúde sublinhando que a imunização constitui um dos seus pilares essenciais.
Recordou igualmente a participação activa do Chefe de Estado na Cimeira de Reposição de Fundos da GAVI, realizada em Bruxelas, em Junho de 2025, que mobilizou mais de 9 mil milhões de USD para o período 2026–2030, montante que permitirá vacinar 500 milhões de crianças e salvar entre 8 e 9 milhões de vidas.
Por outro lado, elogiou também a liderança de Sania Nishtar, destacando a sua visão, dedicação e a afinidade entre ambas, decorrente da formação médica e da experiência na gestão de sistemas de saúde.
A visita da directora executiva da GAVI representa um marco na cooperação entre Angola e a Aliança Global para as Vacinas, reafirmando o compromisso conjunto de fortalecer o sistema de saúde, salvar vidas e garantir que nenhuma criança fique para trás.
Na nota, o Ministério da Saúde reafirma a sua total disponibilidade para continuar a trabalhar com todos os parceiros nacionais e internacionais na promoção da saúde pública e no acesso universal à vacinação.
O encontro coincidiu, igualmente, com a aprovação da Estratégia Nacional de Imunização 2026–2030, elaborada com apoio da OMS e UNICEF e alinhada com a nova estratégia GAVI 6.0, que orientará a expansão da vacinação, a introdução de novas vacinas e o reforço sustentável do sistema de imunização no país.