BOLSAS

Brasil disponibiliza bolsas de estudo de formação especializada

Candidatos a bolsas de estudo no Brasil Imagem: DR

24/11/2025 12h49

Luanda - Um total de 1.291 bolsas de formação especializada foi disponibilizada no Brasil e distribuídas pelas várias unidades de saúde e dos serviços centrais e provinciais do Serviço Nacional de Saúde em Angola.

Segundo um comunicado da Unidade de Implementação do Projecto de Formação de Recursos Humanos para a Cobertura Universal de Saúde, afecta ao Ministério da Saúde (MINSA), citada pelo Jornal de Angola, o projecto se enquadra no Programa Nacional “Human Resources Capacity for Universal Health Coverage in Angola”, financiado pelo Banco Mundial, que visa tornar público os resultados preliminares do processo de admissão às bolsas de estudo nas instituições brasileiras de formação em Saúde, conforme anunciado no último comunicado de 4 de Novembro.

Após a distribuição das vagas, os profissionais indicados pelas respectivas instituições realizaram os testes de admissão junto das entidades formadoras brasileiras.

Nesta fase preliminar, são conhecidos 498 candidatos considerados aptos e já em processo administrativo, bem como 232 indeferidos, dos quais 144 resultantes directamente da decisão da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esta instituição de ensino indeferiu 144 vagas, sendo 120 do curso de Estatística em Saúde e 24 de Vigilância em Saúde.

O comunicado esclarece que as vagas nesses cursos não serão mais dadas no âmbito do acordo do ano de 2026, devido ao declínio da equipa executora do curso. Por outro lado, acrescenta, aguarda-se pelos resultados dos demais candidatos.

“O processo decorre de forma transparente, individual e electrónica, em que cada candidato recebe a comunicação institucional por e-mail e contacto telefónico, incluindo WhatsApp, e interage directamente com a instituição brasileira formadora”, refere o documento.

No processo, estão envolvidas várias instituições brasileiras, entre as quais a UIP–PFRH, que aguarda a confirmação oficial dos candidatos considerados aptos, para prosseguimento das etapas seguintes, que incluem aspectos administrativos, emissão de vistos e deslocação ao Brasil.

O Ministério da Saúde de Angola, por seu turno, reafirma o compromisso com a transparência, rigor técnico e igualdade de oportunidades, assegurando que todo o processo decorre em conformidade com os padrões internacionais de cooperação e mérito profissional, contribuindo para o fortalecimento contínuo do Sistema Nacional de Saúde.

 

Mais lidas


Últimas notícias