JORNALISMO
Anunciados vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo 2025
27/11/2025 12h57
Luanda - Os jornalistas das Edições Novembro, Pereira Santana e Dome Semedo, da Rádio Nacional de Angola (RNA), Fowen Macanja e da Televisão Pública de Angola (TPA), Francisco Lundi, venceram o Prémio Nacional de Jornalismo edição 2025, nas categorias imprensa, fotojornalismo, rádio e televisão, respectivamente.
O anúncio foi feito em comunicado, esta quarta-feira, pela Comissão de Adjudicação do Prémio Nacional de Jornalismo de Angola 2025.
Pereira Santana venceu a categoria de imprensa com a reportagem “Irmãos que moldam sonhos em couro no Huambo”, enquanto João Marcos, do Novo Jornal, classificou-se em segundo com o dossier “Famílias camponesas no lado inglório do Corredor do Lobito”, e Miguel Ângelo, das Edições Novembro, com a reportagem “Sem sessão para Zorro, nem matinée de domingo”, ficou em terceiro.
Na categoria de rádio, Fowen Macanja venceu com a reportagem “Criptomoedas na vida prática”, tendo ficado em segundo e terceiro lugares os jornalistas da RNA Elizabeth Smith, com a entrevista “Trajectória da história com Filipe Zau, político, nacionalista e académico”, e Daniel Marques, com a reportagem “Impacto da vandalização de equipamentos eléctricos e consequências para o sector”, respectivamente.
Em televisão, o júri atribuiu o primeiro lugar a Francisco Lundi, da TPA, em Cabinda, com a reportagem “Paz: elementos da Flec abandonam as matas de Cabinda”, tendo ficado nas posições seguintes Júdice Samaándo, da TPA no Bengo, com a peça “Transtornos de neuro-desenvolvimento”, e Maria Pedro, da TV Zimbo, com a reportagem “Jarda – Os perigos da sensualidade”.
No fotojornalismo, os primeiro e segundo classificados pertencem a jornalistas das Edições Novembro, Dome Semedo, com a fotografia singular “Corredor do Lobito aposta de todos”, e Contreiras Pipa, com a foto “Dança Omufuenga – Grupo Étnico Vátua”, enquanto Leonardo Castro, da ANGOP, no Bié, com a fotografia “Carnaval: Ex-militar aproveita manifestação cultural para mostrar talento com artesanato”, conquistou o terceiro lugar.
No seu comunicado, a Comissão de Adjudicação felicita os vencedores do prémio e informa que, em tempo oportuno, será indicada a data e o local da realização da cerimónia de outorga dos certificados e troféus aos distinguidos.