Defendida melhoria no tratamento e gestão de resíduos sólidos
Luanda - A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, defendeu, no Uíge, a melhoria no tratamento e gestão de resíduos sólidos, para evitar a contaminação das águas e dos solos.
Ana Paula de Carvalho, que presidiu, esta quinta-feira, o segundo Fórum de Educação Ambiental, destacou o facto de a província do Uíge estar a usar resíduos orgânicos para produzir adubos.
Sublinhou a necessidade de se utilizar outros resíduos para serem aproveitados, reutilizados e transformados.
Durante a sua estada de dois dias no Uíge, a ministra do Ambiente abordou questões relacionadas com a Serra do Pingano, que recentemente foi apreciada em Conselho de Ministros, como uma nova área de conservação, faltando agora aprovação pela Assembleia Nacional.
A ministra procedeu igualmente a entrega de meios para reforçar a recolha de resíduos sólidos e tratou de questões relacionadas com as acções a desenvolver para mitigar os efeitos das alterações climáticas.
O segundo Fórum de Educação Ambiental visou reforçar a sensibilização pública para a preservação dos recursos naturais, fortalecer a colaboração intersectorial e incentivar práticas sustentáveis nas comunidades, com enfoque especial na educação ambiental como ferramenta estratégica para a mudança de comportamentos.
O evento reuniu especialistas, académicos, parceiros institucionais e agentes da sociedade civil, em torno dos desafios e oportunidades da educação ambiental em Angola.