Destruídos engenhos explosivos não detonados no Cubango
Luanda - Mil 727 engenhos explosivos não detonados foram destruídos na aldeia do Fio, munícipio de Menongue, no âmbito das acções de desminagem realizadas pelo Centro Nacional de Desminagem, nas províncias do Cuando e do Cubango.
Segundo o chefe do Departamento Provincial do Centro Nacional de Desminagem, Rodrigues Nana, os engenhos foram removidos e neutralizados ao longo do corrente ano.
Entre o material destruído consta sete minas anti-tanque, duas anti-pessoais, 325 engenhos diversos, 565 munições de pequeno calibre e três bombas de aviação, estas últimas retiradas no antigo aeródromo de Menongue.
Rodrigues Nana disse que as equipas do seu departamento e da engenharia militar concluíram quatro tarefas de desminagem consideradas de grande impacto social nas duas províncias.
As acções foram realizadas nos municípios de Menongue, Cuchi, Cutato, Cuito Cuanavale, Mavinga e Rivungo, noticia a Angop.
Explicou que, ao longo do ano, foram trabalhados mais de 200 quilómetros de áreas contaminadas em Mavinga e Rivungo, além de 64 mil metros quadrados clarificados, na ampliação do aeródromo de Mavinga, na área de reserva fundiária de Mavinga.
Por seu lado, o chefe-adjunto do Departamento de Engenharia e Infra-estruturas, tenente-coronel Fernando Fly, anunciou que, em 2026, os principais desafios são a conclusão da desminagem dos troços Caiundo/Savate, Licua/Luengue e Luengue/Mavinga.