Angola termina mandato no Conselho do Bureau de Educação da UNESCO
Luanda- Angola conclui o seu mandato de quatro anos no Conselho do Bureau Internacional de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), soube-se, esta quinta-feira, de fonte oficial.
Uma nota de imprensa da Missão Permanente de Angola junto das Nações Unidas e outras organizações internacionais em Genebra (Suíça) indica que o país passou a pasta ao Kenya, num processo que decorreu durante a septuagésima quinta sessão do Conselho, realizada nos dias 15 e 16 do corrente mês.
Em representação de Angola, Aldo Sambo cessou as suas funções de presidente do Conselho, principal órgão de governança do Bureau Internacional de Educação, num momento em que a prestigiada instituição celebra o seu centenário e marca a inscrição dos seus arquivos históricos na Memória Internacional da UNESCO.
A nota refere que, durante o seu mandato, Angola consolidou a sua presença na UNESCO, através da implementação de estratégias de desenvolvimento de projectos e promoção e estabelecimento de parcerias com outras organizações, como a CPLP.
A representante permanente de Angola junto da Organização das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais, Ana Maria de Oliveira, reuniu-se com o mandatário angolano, de que soube que o mandato ficou marcada com assinatura de um memorando de entendimento entre o Ministério da Educação e o Bureau para colaboração, nos domínios do desenvolvimento curricular e avaliação.
A título de exemplo, Aldo Sambo referiu que, no domínio do desenvolvimento curricular, foi elaborado o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino em Angola por via da Transformação Curricular, concebido com a assistência técnica especializada do Bureau Internacional de Educaç-ao.
O Bureau Internacional de Educação, fundado em Genebra (Suíça), em 1925, é um instituto especializado da UNESCO e a plataforma mundial líder em conhecimento, diálogo e cooperação em matéria de currículo.