Mais de 43 mil pacientes atendidos durante a quadra festiva
Luanda - Um total de 43.219 pacientes foi atendido em todo país durante a quadra festiva informou, segunda-feira, o secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio.
Os dados foram avançados durante uma visita da Comissão de Asseguramento Médico, Medicamentoso e Preventivo da quadra festiva ao Hospital Municipal do Talatona.
Em declarações à imprensa, no final da visita, o Secretário de Estado informou que, domingo e segunda-feira, a referida unidade sanitária registou 6.929 atendimentos.
No quadro clínico, a malária continua a ser a principal causa de atendimento nas urgências, seguida das doenças respiratórias agudas e das descompensações diabéticas.
No que diz respeito aos traumas predominam os acidentes de viação com lesões como traumatismos das extremidades, traumatismos crânio-encefálicos e maxilofaciais.
No domínio da saúde mental, foram registados vários casos de descompensação psiquiátrica associados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, incluindo episódios de psicose sintomática aguda e recidiva de psicose crónica.
Quanto ao stock de sangue, o Hospital Municipal do Talatona dispõe actualmente de 395 bolsas prontas para uso.
As autoridades apelam à população, em especial aos familiares dos pacientes, para continuarem a aderir à doação de sangue, uma vez que é uma acção fundamental para garantir a assistência médica durante a quadra festiva.