AMBIENTE
Reafirmado compromisso com sustentabilidade e conservação dos recursos naturais
03/12/2025 12h40
Luanda – A ministra angolana do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, reafirmou, esta segunda-feira, no Cuito (Bié), o compromisso do Executivo com as questões ligadas a sustentabilidade, conservação dos recursos naturais e desenvolvimento integrado e harmonioso de Angola.
Ana Paula de Carvalho, que discursou no encerramento do encontro técnico de apresentação das acções do seu sector, adiantou que a actuação do seu ministério se apoia no Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, na agenda africana 2063 e nas diversas orientações estratégicas que norteiam as políticas públicas nacionais.
Segundo disse, o objectivo é assegurar que o crescimento económico do país decorra em estreita consonância com a protecção dos ecossistemas, promovendo o bem-estar das populações.
Sublinhou ser visão do Governo a construção de um equilíbrio sólido entre o progresso e a preservação, consolidando políticas ambientais a longo prazo que respondam aos desafios presentes e antecipem as necessidades futuras.
Considerou a província do Bié um exemplo concreto na visão do seu ministério, com a materialização de programas estruturantes, como os projectos “Minha rua e Minha paixão” e “Meu bairro e Minha paixão”, que traduzem o compromisso com cidades mais limpas, organizadas e ambientalmente sustentáveis.
Tais programas, sublinhou, têm permitido a remoção de grandes focos de resíduos, plantio de árvores, arborização e requalificação dos espaços urbanos, promovendo o envolvimento comunitário e fortalecendo o sentido de co-responsabilidade ambiental.
Destacou a instalação de ecopontos para materiais recicláveis que reforça a gestão de resíduos e incentiva a reutilização e redução dos mesmos, consolidando hábitos sustentáveis e impulsionando a educação ambiental.
Fez referência ao Centro de produção de Mudas, que constitui uma ferramenta essencial para a reflorestação, arborização urbana e recuperação de áreas degradadas.
Apelou ao envolvimento de todos nos cuidados das questões ambientais, com ecções concretas entre o Governo, administrações municipais, especialistas e sociedade civil.
Durante a sua estada no Bié, Ana Paula de Carvalho visitou o Centro de Produção de Mudas e a cerâmica Prémio da Paz, afectos ao Instituto de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas, ambos localizados no município da Chipeta.
Fez ainda a entrega de três camiões de recolha de resíduos ao Governo local para reforçar as acções de manutenção do saneamento básico.