GAVI
Angola participa em Genebra na reunião da GAVI
03/12/2025 12h46
Genebra - Angola participa de 2 a 4 deste mês, na Reunião do Conselho de Administração da Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI) em Genebra, Suíça, com uma delegação chefiada pela Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Segundo uma nota de imprensa, a reunião tem como objectivos principais a aprovação do Plano financeiro e orçamentos para o período 2026 – 2030, bem como da Estratégia do ciclo 2026 – 2030 (Estratégia 6.0).
Dentre outros objectivos, o Conselho de Administração da GAVI vai igualmente proceder à revisão de Políticas e de governança interna, incluindo alocação de fundos, modelos de financiamento e coordenação com parceiros, avaliação da implementação recente e orientação para execução dos programas em curso visando a transição para o novo ciclo, por forma a garantir sustentabilidade financeira e compromisso dos doadores / parceiros para manter metas ambiciosas.
Angola, em conjunto com outros países implementadores, tem desempenhado um papel activo e influente no processo de negociação e revisão estratégica, apresentando propostas concretas e equilibradas para garantir justiça na distribuição do apoio, com ênfase na vacinação de rotina e no acesso equitativo a novas vacinas.
Após a graduação da assistência da GAVI em 2017, Angola continuou a beneficiar de apoios específicos, incluindo o Período de Transição, o Projecto de Reforço do Sistema de Saúde (HSS) e o Projecto MICs.
No corrente ano, o país voltou a tornar-se elegível para o apoio da GAVI, o que permitirá consolidar progressos e reforçar a sustentabilidade do Programa Nacional de Imunização.
Nesse contexto, a directora Executiva da GAVI, Sania Nishtar, esteve em Angola na segunda quinzena de Novembro último, numa visita considerada de “reforço dos laços de fraternidade, amizade e parceria” que têm orientado a cooperação entre Angola e a GAVI.
A sua visita a Angola coincidiu com a aprovação da Estratégia Nacional de Imunização 2026 – 2030, elaborada com apoio da OMS e UNICEF e alinhada com a nova estratégia GAVI 6.0, que orientará a expansão da vacinação, a introdução de novas vacinas e o reforço sustentável do sistema de imunização no país.