COOPERAçãO

Ministra Sílvia Lutucuta em Paris para reforçar parcerias

Ministra Sílvia Lutucuta em ParisImagem: DR

19/12/2025 06h36

Luanda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, iniciou, quarta-feira,  uma visita de trabalho a Paris, França,  para reforçar a cooperação bilateral e impulsionar a criação no país de um Instituto Oftalmológico de referência nacional.

 De acordo com uma nota enviada ao JA Online, esta missão busca a melhoria substancial das condições de saúde para os angolanos.

A jornada da titular da pasta da Saúde, que chefia uma delegação com altos responsáveis do sector, começou no prestigiado Hospital Fundação Adolphe de Rothschild (HFAR), uma referência europeia em Oftalmologia, Neurociências e Radiologia de Intervenção.

“Esta missão reflecte o compromisso firme do Executivo angolano em continuar a investir na Saúde como um direito fundamental dos cidadãos, reforçando parcerias que tragam ganhos concretos para a nossa população”, explicou Sílvia Lutucuta, citada pelo referido documento.

Um novo horizonte para a saúde oftalmológica no país

O projecto central desta cooperação é a construção e operacionalização do futuro Instituto Oftalmológico de Angola (IONA).

“O Instituto Oftalmológico de Angola será um hospital de referência nacional, preparado para responder à média e à alta complexidade, reduzindo, significativamente, as evacuações médicas e garantindo atendimento especializado dentro do país”, acrescentou a ministra da Saúde.

Os principais objectivos desta parceria estratégica incluem, sobretudo, a introdução progressiva de técnicas avançadas, como a Radiologia de Intervenção aplicada à Oftalmologia, a implementação do transplante de córnea, um dos maiores desafios actuais na saúde ocular no país, e o fortalecimento da formação de quadros nacionais, desde técnicos médios a especialistas médicos, completou a ministra da Saúde.

Formação e capacitação

Por outro lado, a formação e valorização dos recursos humanos é um dos eixos centrais da missão.

O comunicado detalha, igualmente, que durante a visita de trabalho, a delegação angolana analisou propostas de formação, que deverão ter início em Março de 2026, com foco na identificação de subespecialidades prioritárias e na definição de critérios de acesso e objectivos da formação.

“A formação é o verdadeiro garante da sustentabilidade do sistema de saúde. Investir nos técnicos e dar-lhes mais competências permite melhorar o atendimento e libertar os médicos para os casos de maior complexidade”, reforçou Sílvia Lutucuta.

Sobre o Hospital Fundação Adolphe de Rothschild

O HFAR é uma das mais prestigiadas unidades hospitalares de referência em França e na Europa.

Em 2024, o hospital apresentou indicadores impressionantes que demonstram a sua excelência operacional: 365.839 doentes atendidos em consulta, 31.174 intervenções cirúrgicas realizadas, 48.502 admissões nos serviços de urgência, 434 publicações científicas e 909 alunos formados.

Estes números reflectem o compromisso da instituição com a qualidade do atendimento, a investigação científica e a formação de profissionais de saúde de excelência técnica.

A missão em Paris reitera o compromisso do Governo de Angola em assegurar cuidados de saúde cada vez mais especializados, humanizados e acessíveis, materializando a aposta estratégica do Executivo na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.



 

Mais lidas


Últimas notícias