SANEAMENTO
Município do Kilamba apontado como referência no sistema de saneamento

23/12/2025 13h08
Luanda - O Município do Kilamba foi apontado, segunda-feira, como a circunscrição de Luanda que dispõe de um dos sistemas de saneamento mais modernos e eficazes da capital, por contar com uma rede de drenagem baseada na separação absoluta entre águas pluviais e águas residuais.
A informação foi avançada, segundo o JA online, pelo secretário-geral da Associação das Empresas de Bio-Saneamento de Angola, engenheiro José Palanca, à margem de um workshop de apresentação dos resultados de estudos recentemente realizados pela organização sobre o estado do saneamento em Luanda e zonas adjacentes.
De acordo com o especialista ambiental, vários municípios da capital enfrentam constrangimentos sérios no domínio do saneamento básico por não cumprirem as recomendações internacionais relativas aos sistemas de drenagem urbana.
“Na engenharia hidráulica, hidrossanitária e ambiental, o que se recomenda é o sistema separado absoluto, como o existente no Kilamba, com um colector para as águas da chuva e outro para as águas residuais ou de esgoto”, sublinhou.
José Palanca referiu que, em grande parte da cidade de Luanda, ainda prevalece o sistema unitário, no qual as águas pluviais, os efluentes industriais e os esgotos domésticos são canalizados pela mesma infra-estrutura, situação que potencia riscos ambientais e à saúde pública.
Adiantou ainda que os estudos abrangeram os municípios do Cazenga, Kilamba e Talatona, bem como a localidade do Calumbo, tendo sido identificada como uma das principais fragilidades a insuficiência de contentores de lixo para dar resposta à crescente procura.
De acordo com o engenheiro, os contentores existentes encontram-se maioritariamente colocados ao longo das vias principais, deixando os bairros do interior sem cobertura adequada, o que contribui para o agravamento dos problemas de saneamento e para a proliferação de focos de insalubridade.