SIC
SIC desmantela rede criminosa de combustíveis no Luau

23/12/2025 13h25
Luanda - O Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Provincial do SIC Moxico-Leste, em coordenação operativa com outros órgãos de defesa e segurança, desmantelou entre 17 e 21 deste mês, uma rede criminosa de combustíveis, na localidade do Luau.
Numa micro-operação realizada, foram detidos onze cidadãos, sendo sete angolanos e quatro estrangeiros da RD Congo, com idades compreendidas entre os 21 aos 33 anos, por factos constitutivos dos crimes de contrabando de produtos petrolíferos, por fortes indícios do seu envolvimento no contrabando de gasolina e gasóleo para a fronteira com o país vizinho.
De referir que a operação resultou na apreensão de 22 viaturas, sendo 20 camiões e duas viaturas ligeiras de marca Toyota Land Cruiser, bem como mais de oito mil litros de combustível diverso, deste quatro mil são gasóleo e o montante de dois milhões e cento e quarenta e oito mil kwanzas.
Na mesma acção, no bairro Canende, na fronteira do Luau, foi detido em flagrante delito, um cidadão de 19 anos de idade, por tentativa de corrupção activa aos agentes do SIC, no valor de 1.398.000,00, mandatado por um dos proprietários da mercadoria apreendida, que tinha como propósito ocultar o crime.
Em posse deste no interior da residência foram apreendidos 5.281 bidões de 20 litros cada, para o transporte de combustível.