Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Estação de Tratamento de Água do Sumbe beneficia mais de 40 mil habitantes

Vista panorâmica de uma das principais avenidas da cidade do Sumbe (província do Cuanza Sul)
Vista panorâmica de uma das principais avenidas da cidade do Sumbe (província do Cuanza Sul) Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 11h29 09/01/2026

Luanda – A reabilitação e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sumbe (província do Cuanza Sul) já está a beneficiar mais de 40 mil habitantes, através de quatro mil 289 novas ligações domiciliares.

De acordo com uma nota de imprensa do Ministério da Energia e Águas, o empreendimento vai ter capacidade para processar cerca de quatro mil metros cúbicos de água bruta por dia, estando prevista a sua inauguração, em Março do corrente ano.

Os trabalhos em curso contemplam 95 quilómetros da rede de extensão, e ao longo do traçado do projecto estão instalados 63 chafarizes.

Paralelamente a ETA, o projecto inclui uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), com rede de colectores de drenagem de mais de 38 quilómetros e cinco estações elevatórias, que permitem a descarga de camiões limpa fossas.

A nota do ministério recorda que as obras de requalificação e modernização da ETAR iniciaram em 2021, tendo sido aumentada a capacidade dos grupos elevatórios para o reservatório do Alto Chingo, passando de 31 litros por segundo para 118 por segundo.

Foram, igualmente, construídas instalações sanitárias e bombas doseadoras na unidade compacta existente, assim como os reservatórios de água sofreram trabalhos de melhoria para aumentar a sua capacidade e eficiência.

Segundo a nota, a futura ETAR do Sumbe permite solucionar o problema relacionado com a descarga inadequada de fluentes domésticos, contribuindo para a protecção do meio ambiente, bem como ajudar na melhoria dos indicadores de saúde pública na província.

Está também em construção um laboratório provincial de controlo e monitorização da qualidade da água bruta e da residual, com uma capacidade para analisar 47 parâmetros físicos, químicos e microbiológicos, visando maior eficácia nas análises ao produto que é distribuído no Sumbe, sublinha a nota.

A implementação do projecto visa melhorar as condições sociais dos habitantes da cidade do Sumbe e aumentar a disponibilidade de água potável e tratamento de águas residuais.

PUBLICIDADE