Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Hospital Américo Boavida será um centro de excelência na formação e investigação

Hospital Américo Boavida
Hospital Américo Boavida Imagens: DR

Redacção

Publicado às 12h44 22/01/2026 - Actualizado às 12h44 22/01/2026

Luanda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou, quarta-feira, que o “Hospital Américo Boavida deve afirmar-se como um centro de excelência para assistência, formação, ensino e investigação médica.”

A governante fez esta afirmação durante a visita que realiza, desde quarta-feira, à República Popular da China, para reforço da cooperação.

Um comunicado, citado pelo JA Online, realça a importância da visita no objectivo de apetrechar o Hospital Américo Boavida, em Luanda, com tecnologia de última geração, alinhada com os mais elevados padrões internacionais de qualidade, segurança e sustentabilidade.

“O Hospital Américo Boavida será um hospital de referência nacional. O nosso compromisso é dotá-lo da melhor tecnologia disponível no mercado internacional. O processo de aquisição permanece aberto, porque queremos o que há de mais avançado para Angola e para África”, disse.

No primeiro dia, Sílvia Lutucuta manteve encontros com a direcção do grupo Power China, um dos maiores conglomerados mundiais de construção de infra-estruturas, e com responsáveis da Sinohydro, empresa executora do projecto de reabilitação e ampliação do Hospital Américo Boavida.

Sublinhou que “o Governo de Angola será inflexível quanto à qualidade das infra-estruturas e dos equipamentos”.

No mesmo dia, a delegação angolana visitou as instalações industriais do Grupo GE Health Care, onde avaliou os processos de fabrico, testagem e certificação de equipamentos de diagnóstico por imagem, incluindo Ressonância Magnética, Tomografia Computorizada (TC), Mamografia, PET-Scan e soluções robóticas avançadas.

Seguiu-se uma sessão de trabalho, com participação híbrida de especialistas internacionais, durante a qual o director-geral da GE HealthCare em Angola, Aldo Castro, apresentou as linhas gerais da cooperação, abrindo espaço para um diálogo técnico aprofundado.

Na sua intervenção, a ministra da Saúde destacou a longa relação institucional com a GE Health Care, sublinhando o reconhecimento internacional da marca, a excelência da qualidade de imagem, a fiabilidade tecnológica e a facilidade de utilização dos equipamentos.

Sílvia Lutucuta afirmou que algumas unidades hospitalares já dispõem de equipamentos de qualidade superior, que justificam a melhoria dos serviços prestados, mas destacou que o desejo do sector é que o Hospital Américo Boavida avance ainda mais, superando os equipamentos existentes em outras unidades de referência.

 

 

PUBLICIDADE