ALIMENTOS

Programa de Alimentação Escolar abrange mais de 306 mil alunos no Huambo

Alunos em aulasImagem: redeangola.info

03/01/2026 09h48

Luanda – Trezentos e seis mil e 14 alunos de 431 escolas primárias da província do Huambo serão abrangidos, a partir do corrente mês, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Em declarações à imprensa, o director do Gabinete Provincial da Educação, Mário Rodrigues, disse que o programa prevê contemplar escolas de 14 dos 17 municípios da província, onde alunos irão beneficiar de uma merenda composta por produtos locais.

Falando no final da décima segunda sessão ordinária do Governo da província, orientada pelo governador Pereira Alfredo e realizada terça-feira última, Mário Rodrigues afirmou que, em parceria com o sector da saúde, foi elaborada uma ementa que inclui sopas, papas de farinha de soja e de milho e arroz com feijão, entre outros alimentos, produzidos pelas cooperativas agrícolas locais.

Assegurou a existência de condições orçamentais para o efeito, tendo todos os pressupostos, processos e procedimentos contratuais sido executados, com base na lei, numa altura em que as verbas já estão alocadas às administrações municipais.

Enfatizou que a execução está prevista para o início do corrente mês, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento psico-social das crianças, bem como manter a permanência dos alunos nas escolas, melhorar o rendimento escolar e a assistência social.

No presente ano lectivo, o sector da educação na província do Huambo tem matriculados mais de 601 mil alunos no ensino primário distribuídos em 900 escolas.

O programa Nacional de Alimentação Escolar, de iniciativa do Governo de Angola, apresenta-se como uma política essencial de promoção da educação, protecção social, saúde, equidade de género, segurança alimentar e nutricional em contexto escolar.

Mais lidas


Últimas notícias