LUTO
Morreu bispo emérito de Mbanza Kongo Dom Serafim Shingo-ya-Hombo
03/01/2026 11h13
Luanda - O bispo emérito da diocese de Mbanza Kongo, Dom Serafim Shingo-ya-Hombo, morreu, esta sexta-feira, na cidade de Windhoek (Namíbia), vítima de doença, aos 80 anos de idade.
Em nota de imprensa, o Ministério da Cultura lamentou profundamente, esta sexta-feira, o falecimento de Dom Serafim Shingo-ya-Hombo, bispo emérito da Diocese de Mbanza Kongo (província do Zaire).
Na nota, o Ministério assinala que recebeu com “profundo pesar” a notícia do falecimento de Dom Serafim Shingo-ya-Hombo e endereça os mais sentidos pêsames aos fiéis da Igreja Católica angolana e à Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
Dom Serafim nasceu na aldeia de Santo António, município da Kibala (província do Cuanza Sul), a 06 de Fevereiro de 1945, e ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Outubro de 1965, e foi ordenado sacerdote, a 01 de Agosto de 1971.
Em 1992, foi designado bispo da diocese de Mbanza Kongo, cargo que exerceu até 2008, ano da sua resignação, tendo sido substituído, em 2009, pelo actual bispo, Dom Vicente Carlos Kiaziku.
Foi o segundo bispo da diocese e sucedeu Dom Afonso Nteka, que morreu em 10 de Agosto de 1991, na vila do Nóqui, vítima de acidente de aviação.
A morte de Serafim Shingo-ya-Hombo foi confirmada pelo actual bispo da diocese de Mbanza Kongo, Dom Vicente Carlos Kiaziku.