SAúDE

Huíla recebe reforço de medicamentos essenciais e materiais gastáveis

Huíla recebe reforço de medicamentos essenciais e materiais gastáveisImagem: DR

04/01/2026 09h15

Lubango- O Gabinete Provincial da Saúde na Huíla foi reforçado com 748 kits de medicamentos para hospitais periféricos e municipais, um contingente entregue esta semana e com uso previsto para até Março próximo.

A informação foi avançada à imprensa pelo chefe do departamento de Logística Hospitalar do Gabinete Provincial da Saúde, Domingos Tchilondela, na sexta-feira, tendo ressaltado desse lote, 269 kits de são medicamentos destinados a postos de saúde, 272 aos centros médicos e 207 hospitais complementares.

A fonte ressaltou que dos 23 municípios, até 31 de Dezembro do ano findo, 13 já levantaram os seus kits e os outros alegaram falta de transporte, no entanto, o facto de ainda não terem tais medicamentos de forma antecipada, o Gabinete fez a distribuição para a cobertura da quadra festiva.

Explicou que nos kits de posto e de centro médicos consta sobretudo analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e material gastável, já o complementar, destinado para os hospitais municipais e alguns centros de referência, tem medicamentos mais específicos para os serviços que os mesmas prestam.

Deu a conhecer que, para além dos kits, o Gabinete recebeu outros medicamentos em quantidades consideráveis, com destaque aos essenciais para acudir os pacientes no quadro deste período, bem como materiais gastáveis em função de casos de vítimas de acidentes de viação.

Recomendou as unidades sanitárias a usarem os referidos medicamentos pelo fim que foi concedido, monitorados e dispensados para a população que precisar quando ocorreu a busca de melhorias à sua saúde, devendo ser dado de forma gratuita.

A província da Huíla, com 23 municípios e uma população estimada em três milhões 302 mil 866 habitantes, tem 319 unidades sanitárias, entre hospitais provinciais e municipais, centros e postos de saúde, assegurados por mais de quatro mil funcionários.

Mais lidas


Últimas notícias