PARQUE
Município do Chitembo terá parque fotovoltaico
06/01/2026 08h08
Luanda - O Governo Central está a investir na construção de um parque fotovoltaico no município do Chitembo, na província do Bié, o que vai contribuir para a electrificação da localidade.
O projecto, segundo a Rádio Nacional de Angola, citada pelo JA Online, visa diversificar as fontes de produção de energia e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
O administrador de Chitembo, Alexandre José Celestino, classificou a iniciativa como estratégica para o desenvolvimento da região, destacando que já começaram os trabalhos preparatórios para a construção do parque foto-voltaíco, na sede municipal.
O projecto tem como objectivo reforçar o abastecimento de energia e proporcionar uma alternativa sustentável à actual central térmica, que opera apenas durante a noite e não atende mais à crescente demanda da população.
Alexandre Celestino confirmou que as primeiras etapas do projecto, como a desminagem e a topografia da área onde será instalada a central solar, já foram realizadas com sucesso.
“O projecto vai ter um impacto enorme nas comunidades”, disse o administrador, acrescentando que a obra trará benefícios não só para a sede do município, mas também para as comunidades vizinhas.
Actualmente, a sede de Chitembo depende de uma central térmica de 500 Kilovolt-Amperes (KVA), que não é capaz de suprir a procura energética da população. O novo parque foto-voltaíco promete melhorar significativamente o abastecimento de energia na região.
Em paralelo, o município já experimenta melhorias na distribuição de água, com a inauguração, no ano passado, da estação de captação, tratamento e distribuição que permitiu mais de 1.600 ligações domiciliares.