DESMINAGEM

Executivo reitera compromisso de tornar Angola livre de minas

Ministro João Ernesto dos Santos Imagem: Edições Novembro

07/01/2026 11h51

Luanda - O ministro da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, reiterou, esta segunda-feira, em Cazombo (Moxico Leste), o compromisso do Executivo em tornar o país livre de minas, até 2027.

Ao intervir no acto de entrega do Certificado de Controlo e Qualidade de Superfície ao Governo do Moxico Leste, João Ernesto dos Santos adiantou que actualmente o país possui 976 áreas minadas conhecidas.

Lançou um apelo às empresas de desminagem para um maior empenho nas suas acções.

Sublinhou que o Certificado de Controlo e Qualidade de Superfície atribuído ao Moxico Leste, após trabalhos de desminagem realizados em 2025, pelo Centro Nacional de Desminagem, permite iniciar as obras estruturantes na província.

Entre as obras a iniciar, estão a futura cidade de Cazombo, o aterro sanitário, assim como intervenções nos troços rodoviários Marco 25/Massivi/Cavungo/Cazombo e Lumbala-Canquengue e na via Massivi/Camafafa/Caianda e Jimbi.

O governador do Moxico Leste, Crispiniano dos Santos, disse que a recepção do certificado representa a base que se pretende para desenvolver a região, salientando que uma província livre de minas dá lugar ao progresso que se almeja.

O Moxico Leste é uma das 21 províncias de Angola, depois da nova divisão político-administrativa de Angola, que criou ainda as províncias do Cuando e de Icolo e Bengo.

A província do Moxico Leste tem 411 mil e 74 habitantes, distribuídos por nove municípios, designadamente Caianda, Cameia, Cazombo (sede provincial), Lago Dilolo, Lóvua do Zambeze, Macondo, Luacano, Luau e Nana Candundo.

A mesma faz fronteira a Norte com a República Democrática do Congo (RDC), a Leste e Sul com a Zâmbia, e a Oeste com a província do Moxico.

Mais lidas


Últimas notícias