COOPERAçãO
Angola reforça cooperação com parceiros internacionais no sector da Saúde
10/01/2026 08h33
Luanda - Angola reforçou, sexta-feira, a cooperação com parceiros estratégicos do sector da Saúde, nomeadamente a OMS, Gavi, Fundo Global e South Centre.
O tema foi analisado durante um encontro de trabalho que a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, manteve com a representante Permanente de Angola junto do Escritório das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra, Ana Maria de Oliveira, com a presença de outras entidades.
De acordo com um comunicado de imprensa, citado pelo JA Online, foi também manifestada preocupação com a situação financeira do ONUSIDA, cujos constrangimentos poderão impactar negativamente os programas nacionais de combate ao VIH/SIDA.
Foi ainda analisada a agenda internacional do sector da saúde para o ano de 2026, que se apresenta particularmente intensa, incluindo, entre outros eventos: OMS: Comissão de Programa, Orçamento e Administração (28–30 de Janeiro e 13–15 de Maio), Conselho Executivo (2–7 de Fevereiro) e 79.ª Assembleia Mundial da Saúde (18–23 de Maio);.ONUSIDA: Conselhos de Coordenação do Programa (30 de Junho a 2 de Julho e 8–10 de Dezembro); Gavi: Reuniões do Conselho (25–26 de Março; 24–25 de Junho, em Genebra; e 2–3 de Dezembro); Fundo Global: Conselhos (10–12 de Fevereiro; 7–9 de Julho; e 17–19 de Novembro).
No plano financeiro, diz a nota, foi assinalada a necessidade de regularização da quota de Angola à OMS, referente ao biénio 2026–2027.
As partes sublinharam a importância de reforçar a articulação entre o MINSA e a Missão Permanente de Angola em Genebra, nomeadamente através da partilha de prioridades sectoriais, indicadores epidemiológicos, programas de imunização e do estado da cooperação com os parceiros internacionais.