FRAUDE

Campanha anti-fraude da EMIS alcança mais de um milhão de pessoas

Movimento no Multicaixa ExpressImagem: DR

12/01/2026 11h00

Luanda - A campanha de sensibilização e prevenção contra burlas e fraudes electrónicas, realizada pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), alcançou mais de um milhão de pessoas.

Uma nota de imprensa da empresa, publicada sexta-feira última, indica que a campanha, realizada entre 22 de Dezembro último e 04 do corrente mês, gerou igualmente mais de três milhões 180 mil impressões nas plataformas digitais.

De acordo com a nota, o simulacro foi baseado num experimento, onde a EMIS fez “anúncios isco", a propor ofertas fraudulentas comuns nas redes sociais, como cabazes, viaturas ou viagens, para atrair a atenção dos utilizadores.

"Ao clicar no anúncio, em vez de uma burla real, o utilizador era redireccionado para uma página institucional de alerta, contendo sinais vitais de identificação de fraude e medidas de protecção. Esta metodologia permitiu não só alertar, mas educar o utilizador no momento exacto da sua vulnerabilidade", explica a EMIS na sua nota de imprensa.

A EMIS salienta que foram contabilizados, durante o exercício, mais de 14 mil e 500 cliques, dos quais sete mil e 100 resultaram em acessos directos à página de destino.

Esclarece que tais números representam mais de sete mil utilizadores que, num cenário real, poderiam ter sido vítimas de burla, validando a eficácia preventiva da acção.

Cerca de 99 por cento das interacções ocorreram via dispositivos móveis, reforçando a necessidade de vigilância no uso de smartphones para transacções, sublinha a EMIS na sua nota.

Segundo a EMIS, o Facebook consolidou-se como o principal canal de exposição, com 83 por cento das impressões e de interacção, com 78 por cento dos cliques.

A análise de dados revela que a população jovem adulta é a que mais interage com este tipo de conteúdo, constituindo o grupo prioritário para acções de sensibilização.

Adianta que a faixa dos 18 aos 24 anos representa mais de três mil e 300 cliques na ligação, e a de 25 aos 34 anos mais de dois mil e 600 cliques na ligação.

Em termos de género, salienta que se verificou um equilíbrio, com uma ligeira predominância de interacção, por parte do público masculino.

Mais lidas


Últimas notícias