ENSINO SUPERIOR

Autorizado concurso para requalificar e ampliar ISCED da Huíla

PR autoriza requalificação e ampliação do Instituto Superior de Ciências da Educação da HuílaImagem: Edições Novembro

12/01/2026 12h29

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, autorizou a abertura do concurso público para a requalificação e ampliação das instalações do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED).

De acordo com um Despacho Presidencial, publicado em Diário da República, em Dezembro último, a decisão enquadra-se no Projecto de Desenvolvimento do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (TEST), com financiamento do Banco Mundial.

No quadro do acordo de financiamento celebrado, o Banco Mundial disponibilizou 200 milhões de dólares para o fortalecimento do ensino superior em Angola, cem milhões dos quais estão destinados a quatro instituições, nomeadamente a Escola Superior Pedagógica do Bengo e os ISCED do Huambo, Uíge e Huíla.

A requalificação e ampliação das instalações do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla está orçada em cerca de vinte milhões de dólares, incidindo as obras nas infra-estruturas existentes e na construção de um novo edifício académico.

O despacho autoriza a despesa e formaliza a abertura do concurso público para a adjudicação da empreitada, delegando competências ao ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação para dirigir todo o processo ou subdelegar os actos procedimentais inerentes à execução do projecto.

Segundo o presidente do ISCED-Huíla, Helder Bahu, as obras vão permitir uma requalificação profunda, visando uma reorganização funcional dos espaços pedagógicos e administrativos da instituição.

Em declarações à Angop, realçou que, no âmbito da intervenção, alguns gabinetes instalados no edifício antigo serão convertidos em salas de aulas, enquanto os serviços administrativos e compartimentos para docentes passarão a funcionar no novo edifício.

Está igualmente prevista a reabilitação integral do lar dos estudantes, assim como a construção de novas salas de aulas, laboratórios, um refeitório, uma piscina e a valorização dos quatro campos desportivos já existentes.

A empreitada abrange a substituição total da cobertura dos edifícios, modernização da rede eléctrica, renovação do sistema de canalização e melhoria dos espaços verdes.

Destacou que o projecto prevê a construção de um edifício de dois andares, integrando um parque de estacionamento para cerca de 300 viaturas, dois auditórios para 250 e 300 lugares e um auditório ao ar livre.

Helder Bahu referiu que, com a execução das obras, o ISCED-Huíla passará das actuais 30 salas de aulas para um total estimado de 85, além de laboratórios e outras dependências pedagógicas, o que permitirá duplicar a sua capacidade de resposta à crescente procura por formação.

Actualmente, a instituição ministra 13 cursos de graduação e 11 de mestrado, estando prevista a abertura de mais um mestrado em Educação Física e Desporto, além de um doutoramento já em funcionamento, com perspectiva de implementar mais dois.

O acordo de financiamento com o Banco Mundial contempla ainda o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino Superior e Desenvolvimento da Investigação Científica e Tecnológica do Plano Nacional de Desenvolvimento 2023-2027, visando a melhoria das condições de oferta do ensino e investigação científica nas instituições públicas de nível superior.

Mais lidas


Últimas notícias