Assinado acordo de cooperação técnica com a Espanha no domínio dos transportes
Luanda - Angola e Espanha assinaram, terça-feira, em Madrid, Espanha, um memorando de entendimento que estabelece um novo quadro de cooperação técnica e institucional no domínio dos Transportes e Infra-estruturas.
De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes de Angola, citado pelo JA Online, o instrumento jurídico foi assinado no segundo e último dia da visita do ministro Ricardo d’Abreu a Espanha, efectuada a convite do homólogo espanhol, Óscar Puente Santiago.
O memorando de entendimento assinado cria as bases para uma cooperação técnica e institucional abrangente, incluindo o planeamento estratégico do sector, o desenvolvimento de infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, portuárias e aeroportuárias, a digitalização dos sistemas de transporte, formação de quadros, segurança operacional e a implementação de soluções sustentáveis e inovadoras.
A visita de Ricardo d’Abreu a Espanha insere-se no aprofundamento das excelentes relações entre os dois países e marca um passo relevante na consolidação de parcerias estratégicas para o desenvolvimento do sector dos transportes angolano, com particular enfoque na modernização das infra-estruturas, mobilidade urbana, ferrovia, aviação civil, logística e transição ecológica.
Durante o encontro, o ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade Sustentável destacou o momento de forte afirmação de Angola no domínio das infra-estruturas, sublinhando o papel estruturante do Corredor do Lobito e manifestando total disponibilidade para envolver empresas espanholas em projectos estratégicos no país, numa lógica de cooperação equilibrada e de benefício mútuo.
“O que vemos em Angola é um país num momento de grande dinamismo e ambição”, disse Óscar Puente Santiago, garantindo que “a Espanha quer ser um parceiro de confiança neste percurso, colocando a sua experiência técnica e empresarial ao serviço do progresso e do bem-estar do povo angolano, sempre numa lógica de cooperação ‘win-win’”.
No primeiro dia da visita a Madrid, o governante angolano participou num Encontro Empresarial Espanha-Angola, organizado pela Câmara de Comércio de Espanha. No evento, Ricardo d’Abreu esteve acompanhado pela secretária de Estado do Comércio de Espanha, Amparo Lopez Senovilla.