Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Comboio de carga descarrila sem causar vítimas mortais

Composição do Caminho de Ferro de Moçamedes descarrila na localidade da Humbia (província do Namibe)
Composição do Caminho de Ferro de Moçamedes descarrila na localidade da Humbia (província do Namibe) Imagens: Angop

Redacção

Publicado às 11h27 13/02/2026 - Actualizado às 11h27 13/02/2026

Luanda – Uma composição do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) que transportava cerca de 870 toneladas de granito da província da Huíla para a do Namibe descarrilou, esta terça-feira, na Serra da Humbia, sem causar vítimas mortais.

Uma fonte ligada a empresa deu a conhecer que apenas dois maquinistas tiveram ferimentos ligeiros e estão fora do perigo.

O acidente, que provocou danos materiais avultados, ocorreu numa zona íngreme e tida como crítica, nas proximidades do município da Bibala (província do Namibe), minutos depois de ter deixado a estação do Rio Nangombe, afirmaram testemunhas no local.

Trata-se do segundo acidente em três anos, depois de, a 20 de Outubro de 2022, uma outra composição com 20 vagões, duas cisternas de combustível e 17 porta-contentores ter descarrilado no sentido Namibe/Huíla, na Zona da Quipamba (município da Bibala).

Em declarações à Angop, o director de comunicação do CFM, Yuri Futy, disse que o acidente aconteceu por volta das 21h30 e envolveu uma composição que transporta 870 toneladas de carga, apontando a chuva e problemas nos travões como as possíveis causas do acidente.

Adiantou que o desastre, ocorrido no Km-177, na região da Serra da Humbia, provocou a interdição do troço, tendo já sido criada, pelo Conselho de Administração da empresa, uma comissão de inquérito para apurar as verdadeiras causas.

Acrescentou que uma equipa trabalha na área, que é de difícil acesso, para repor a circulação, o mais rapidamente possível.

A serra da Humbia está localizada a cerca de 40 quilómetros da cidade do Lubango, sede da província da Huíla, na fronteira com o Namibe, no município da Bibala, uma zona montanhosa com paisagens naturais exuberantes e alto potencial turístico.

Habitualmente, os comboios do CFM realizam uma viagem diária de carga Huíla/Namibe no transporte de granito e combustível.

PUBLICIDADE