Sociedade

Sociedade


PUBLICIDADE

Avioneta despenha-se na Huíla sem causar vítimas

Avioneta despenha-se em Caluquembe (província da Huíla)
Avioneta despenha-se em Caluquembe (província da Huíla) Imagens: Angop

Redacção

Publicado às 11h27 13/02/2026

Luanda - Uma avioneta despenhou-se, esta terça-feira, no município de Caluquembe (província da Huíla), com duas pessoas a bordo, sem causar vítimas.

A aeronave de pequeno porte, com matrícula P92 ECHO, fazia o trajecto Luanda/Cunene e caiu quando tentava uma aterragem de emergência, estando a bardo um cidadão francês, de 75 anos de idade, e um indiano, o piloto, com 67 anos.

De acordo com informação dos dois sobreviventes às autoridades do município, uma avaria do GPS levou a tentar um pouso para reparação do equipamento, mas o local escolhido, uma lavra, não tinha condições, resultando em danos na parte frontal do aparehlo e nos trens de aterragem.

Em declarações à Angop, esta quinta-feira, o segundo comandante da Polícia Nacional em Caluquembe, inspector-chefe Euclides Samutela, afirmou que tomaram conhecimento da ocorrência pelas 14 horas, através de relatos da população, que faziam referência a queda de um avião no sector da Chavola, comuna de Calepi, a 45 quilómetros da sede municipal de Caluquembe.

Salientou que os viajantes foram resgatados, e passaram o primeiro dia no município, tendo já seguido para Luanda.

Adiantou que o motor do avião está sob guarda da Polícia, por razões de segurança, enquanto a fuselagem será removida e enviada a Luanda, depois de trabalhos a realizar por uma equipa da empresa operadora do aparelho, que é aguardada no local esta sexta-feira.

O município de Caluquembe não tem aeródromo, dispondo apenas de uma pista de terra batida.

PUBLICIDADE