FINANçAS
Angola apresenta resultados do programa Kwenda na Cimeira do Dubai
04/02/2026 16h13
Dubai - Angola apresentou, nesta quarta-feira, na Cimeira Mundial de Governos (CMG), no Dubai, os resultados dos seus principais projectos sociais dos últimos anos, incluindo o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, implementado através da iniciativa de prestações sociais Kwenda.
Os delegados à Cimeira Mundial de Governos, que decorre de 03 a 05 de Fevereiro corrente, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), foram informados do impacto desses programas, com destaque para o Kwenda, que visa transferências sociais monetárias e de cestas básicas alimentares, bem como estímulos às actividades geradoras de rendimento, segundo a ANGOP.
A informação foi apresentada pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), durante a sua intervenção na mesa-redonda sobre Conquistas e Desafios do Sul Global, uma das sessões de trabalho do segundo dia da agenda da Cimeira.
Na ocasião, Teresa Dias justificou que
Angola é um parceiro activo, na Agenda Global de Desenvolvimento Inclusivo
e tem alinhado as suas políticas públicas, com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e com a Agenda 2063 da União Africana (UA).
Neste contexto, explicou, o país tem contribuído para negociações multilaterais, que visam equilibrar as dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento inclusivo, no quesito da erradicação da pobreza extrema, das alterações climáticas, da segurança alimentar e da transição energética.
Precisou aue, no domínio da protecção social, Angola tem implementado, entre outros, o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza, através do Kwenda, beneficiou 67 mil e 349 famílias, em situação de vulnerabilidade, em 17 das 21 províncias do país, no período de 2023-2024.
A governante citou igualmente o Programa de Acção Social e Valorização da Família,
que visa o apoio social com assistência a pessoas idosas, deficientes e crianças nas
comunidades, tendo beneficiado sete mil 608 famílias, em 12 das 21 províncias do país.
Outra inciativa do género em curso no país é, segundo a ministra Teresa Dias, o Programa de Igualdade de Género, focado na capacitação, formação e distribuição de kits de pequenos negócios às jovens mulheres, que beneficiou dois mil 295 meninas nas áreas de Corte e Costura, Comércio, Pastelaria e Construção Civil, segundo a Agência Angola Press.