AMBIENTE
Assembleia Nacional assinala Dia Nacional do Ambiente com plantação de árvores
08/02/2026 11h50
Luanda - O Presidente da Assembleia Nacional, Adão de Almeida, dirigiu, esta sexta-feira, em Luanda, um acto simbólico de plantação de árvores, no jardim Sul do edifício do parlamento, em alusão ao Dia Nacional do Ambiente, celebrado a 31 de Janeiro último.
O primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, sublinhou que a iniciativa visou chamar a atenção dos cidadãos para a importância das árvores na produção de oxigénio, melhoria da saúde pública e preservação da vida humana e animal, defendendo maior respeito e cuidado com o meio ambiente.
Américo Cuononoca destacou ainda que o parlamento, enquanto parte da sociedade, deve dar o exemplo na protecção ambiental, num país que alberga uma das maiores florestas do continente africano.
Por sua vez, a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Ambiente da Assembleia Nacional, deputada Maria Monteiro, considerou que plantar uma árvore é cultivar o futuro, deixando um legado para as gerações vindouras e reforçando a esperança na sustentabilidade e renovação ambiental.
Segundo a parlamentar, a árvore simboliza vida, continuidade e equilíbrio da natureza, sendo um elemento essencial no combate às alterações climáticas e promoção de um ambiente mais saudável para o bem-estar das populações, lê-se num despacho noticioso publicado no site da Assembleia Nacional.