APOIO
Programa JOBE apoia 337 jovens na província da Huíla
09/02/2026 13h32
Luanda - Trezentos e trinta e sete jovens inseridos em 25 cooperativas e de forma individual dos municípios da Matala, Quipungo, Dongo e Capelongo, na província da Huíla, beneficiaram de kits profissionais, no quadro do programa Jovens e Oportunidades de Bons Empregos em Angola (JOBE Angola).
Os jovens receberam meios para trabalhar em áreas como electricidade, serralharia, carpintaria, frio e climatização, corte e costura, culinária, maquilhagem, manicure e pedicure. Além dos kits, o programa disponibilizou, igualmente, acesso a estágios profissionais, com enfoque na integração de recém-formados no mercado de trabalho, por via da componente “Meu Ofício, Minha Vida”.
De acordo com o JA Online, o secretário de Estado para Administração Pública, Domingos Filipe, que procedeu ao lançamento do projecto na Huíla, disse que nesta fase inicial da acção cria, na província, 337 postos de trabalho directos, que vão criar 3.370 empregos indirectos.
Desde o lançamento em 2024, sublinhou, o programa JOBE já beneficiou um total de 33.069 cidadãos, de forma directa, em 16 províncias, sendo que 74 são pessoas portadoras de deficiências, grupo considerado prioritário no projecto.
Financiado pelo Fundo Nacional para o Emprego (FUNEA), afirmou, o programa é um passo na materialização das políticas públicas de promoção da empregabilidade, assim como reafirmação do compromisso do Executivo com a criação de emprego digno, a inclusão socioeconómica dos jovens e o fortalecimento das actividades produtivas nas comunidades.
“O Projecto JOBE-Angola enquadra-se na Agenda Nacional de Emprego, aprovada pelo Decreto Presidencial n.º 226/23, de 5 de Dezembro, instrumento estruturante de coordenação das acções que concorrem para a promoção da empregabilidade, com vista ao aumento da participação dos cidadãos no mercado de trabalho nacional, por meio de políticas activas de emprego", frisou.
O JOBE, prosseguiu, comporta várias componentes, entre as quais a implementação dos Contratos Locais de Emprego e Inserção (CLEI), nas áreas de manutenção de vias, limpeza de sarjetas, pintura de lancis, recolha de animais mortos, jardinagem, poda de árvores, gestão de parques de recreio, publicidade estática e licenciamento de direitos fundiários.
Entregues kits de trabalho na Lunda-Sul
O lançamento do programa “Jovens e Oportunidade de Bons Empregos JOBE", de iniciativa do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social MAPTSS, foi marcado, em Saurimo, pela distribuição de kits de trabalho a cerca de 400 jovens formados em vários ofícios e que concluíram com sucesso estágios remunerados em várias empresas.
Na abertura do evento, o director nacional do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbandi, ressaltou que os meios distribuídos foram entregues aos jovens dos municípios de Cassengo, Muangueji e Saurimo, para desenvolver a agricultura familiar, carpintaria, electricidade, frio, saneamento básico, jardinagem, serralharia, mecânica, pastelaria e maquilhagem.
A todos os actores sociais, reiterou o apelo para apoiarem o programa que visa reduzir o desemprego, por meio de acções de qualificação profissional, além da atribuição de subsídios para bolsas de estudo a 100 jovens da província.
Entre as acções em curso no domínio do auto-emprego, destacou o programa “Meu ofício, minha vida”, que visa orientar os profissionais jovens, facilitar a sua inserção no mercado de trabalho e moldar o comportamento destes, de forma a estarem melhor adaptados ao mercado de trabalho.
Para o governador da Lunda-Sul, Gildo Matias José, a iniciativa é parte dos esforços que visam mitigar o desemprego. “Os meios vão, entre outros fins, contribuir para a melhoria do saneamento básico nos três municípios”, afirmou.