Mais de dois milhões 665 mil angolanos alfabetizados nos últimos cinco anos
Luanda - Dois milhões 665 mil 994 cidadãos maiores de 15 anos foram alfabetizados em todo o país, nos últimos cinco anos, informou, esta segunda-feira, no Bié, o director nacional da Educação de Jovens e Adultos, Evaristo Pedro.
Evaristo Pedro, que falava no Seminário de Revitalização da Brigada de Alfabetização da OMA “Deolinda Rodrigues”, no município da Nharêa (província do Bié), adiantou que 68 por cento do total de alfabetizados são mulheres.
Realçou que a luta pela erradicação do analfabetismo melhora a cada ano, por estar abranger mais pessoas, nos últimos tempos.
Deu a conhecer que cerca de quatro milhões e 500 cidadãos maiores de 15 anos ainda não sabem ler nem escrever, com maior incidência para a classe feminina.
Evaristo Pedro anunciou que o Ministério da Educação vai desenvolver, no decorrer do ano em curso, um novo programa denominado “Educação de segunda oportunidade", para combater o estigma por parte de alguns indivíduos, sobretudo das zonas rurais, visando promover uma educação mais inclusiva, independentemente da idade.
Por seu lado, o director provincial da Educação no Bié, Amado Leonardo André, disse que, no presente ano lectivo, estão matriculados na região 48 mil 858 alunos nos módulos 1, 2 e 3.
A secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Emília Carlota Dias, informou que, nos últimos 15 anos, a OMA alfabetizou 214 mil 916 pessoas, e, a título de exemplo, citou o ano lectivo 2021-2022, com a alfabetização de 33 mil 377 cidadãos, em 2022-2023 (31 mil 250), em 2023-2024 (35 mil 156) e em 2024-2025 (82 mil 333).
Adiantou que a OMA tem em funcionamento 141 jangos de alfabetização nas 21 províncias.